
Como funciona o Ultra Cleaner?
A limpeza por ultrassom ocorre quando a energia elétrica é convertida em energia mecânica. Esse processo gera uma solução líquida no interior do equipamento, provocando o fenômeno da cavitação.
O sistema de limpeza ultrassônica é composto por dispositivos que incluem um circuito de potência e um transdutor, que pode ser qualquer aparelho capaz de converter um tipo de energia em outro.
O transdutor piezoelétrico utilizado converte a energia elétrica proveniente do circuito de potência em energia mecânica. Essa energia provoca vibrações microscópicas dentro do tanque, o que gera a cavitação na solução líquida.
Uma das principais características desse sistema é que a cavitação elimina a sujeira de maneira homogênea e completa, algo que seria extremamente difícil de alcançar manualmente. Quando, por exemplo, lavamos um prato com gordura, a força do operador não é suficiente para remover totalmente a gordura; é necessário o uso de detergente para que parte dela seja removida e a limpeza seja eficaz.
Diferentes frequências são usadas para atingir os resultados de forma mais ampla.
Frequências
Frequências de 19, 20 ou 25 Khz são usadas para limpezas mais densas enquanto 37 e 40Khz são usadas para limpeza de equipamentos que possuem mais detalhes e maior dificuldade de limpeza manual.
Nesse processo manual, utilizamos água, detergente, esponja e força mecânica. Já no sistema de limpeza ultrassônica, além da água e detergente, a ação mecânica é substituída pela energia do ultrassom. Isso torna o processo automatizado, constante e mais eficiente. Além disso, o ultrassom consegue atingir áreas de difícil acesso que seriam impossíveis de limpar com uma esponja ou escova.
Esse sistema emprega tecnologia de ultrassom com variação aleatória de frequência, gerando ondas que atuam nas superfícies internas dos equipamentos, prevenindo incrustações minerais e a formação de biofilme. As ondas de ultrassom alteram a pressão nas moléculas de água, criando bolhas microscópicas que se formam durante a pressão reduzida e implodem com o aumento da pressão, realizando a limpeza das superfícies.


Quanto tempo leva para a limpeza ser realizada?
O tempo de limpeza no sistema ultrassônico depende de vários fatores, como o tipo de sujeira a ser removida, a temperatura, a solução utilizada e o grau de limpeza necessário. Soluções aquecidas tendem a proporcionar um processo de limpeza mais rápido.
O tempo de limpeza pode ser ajustado conforme as necessidades específicas de cada ambiente, assim como a temperatura pode ser configurada de acordo com a solução no equipamento, sempre respeitando as orientações da embalagem.
Esses sistemas de lavagem funcionam de maneira completamente automatizada, realizando o ciclo de dosagem das soluções, enchimento de água, descarte dos líquidos e a limpeza propriamente dita, com o intuito de otimizar a qualidade do processo.
Dessa forma, não é necessário que o operador intervenha durante o processo, permitindo que o sistema de limpeza ultrassônico funcione de maneira autônoma, sem necessidade de supervisão constante.
Instalação do Sistema Ultra Cleaner
A instalação do sistema é feita pela parte externa dos equipamemtos sem nenhum corte, furo ou solda e sem precisar interromper a operação nem usar ferramentas especiais.
Supervisão operacional
Uma parte importante de nosso sistema é a supervisão operacional para grantir que seu equipamento esteja protegido 24 horas por dia, 365 dias por ano.
A indicação operacional é feita com um painel sinotico, luzes nos transdutores e módulos geradores e envio das informações para nosso portal de monitoramento remoto para ser acessado pela internet e por dispositivos móveis.

Instalação de transdutores em um trocador de calor de placa
Instalação do sistema de ultrassom em trocador de calor de placas
O sistema de ultrassom é fixado nas placas dos trocadores de calor com epóxi de alta resistência e conectado aos módulos geradores de ultrassom com cabos elétricos sem necessidade de interromper a operação dos trocadores de calor ou dos equipamentos onde são instalados.
O equipamento permanece ligado 24 horas por dia e possui supervisão operacional local e remota indicando o status operacional de cada transdutor e modulo gerador com luzes nos equipamentos e opcionalmente em um painel sinóptico e acessado pela internet ou por dispositivos móveis.
Fotos de algumas instalações em trocadores de calor de placas




Instalação do sistema de ultrassom em um trocador tipo vaso ou casco e tubo
O sistema de ultrassom é fixado na parte externa do trocador de calor com epóxi de alta resistência e conectado aos módulos geradores de ultrassom com cabos elétricos sem necessidade de interromper a operação dos trocadores de calor ou dos equipamentos onde são instalados.
O equipamento permanece ligado 24 horas por dia e possui supervisão operacional local e remota indicando o status operacional de cada transdutor e modulo gerador com luzes nos equipamentos e opcionalmente em um painel sinóptico.

Instalação do sistema de ultrassom em caixa de mar de navios
O sistema de ultrassom é fixado nas parte externa das caixas de mar com epóxi de alta resistência e conectado aos módulos geradores de ultrassom com cabos elétricos sem necessidade de interromper a operação de bombas ou outros equipamentos.
O equipamento permanece ligado 24 horas por dia e possui supervisão operacional local e remota indicando o status operacional de cada transdutor e modulo gerador com luzes nos equipamentos e opcionalmente em um painel sinóptico e acessado pela internet ou por dispositivos móveis.



